Postado por À espera do Pai


Eli
Nome que significa "o mais elevado, superior." Refiro ao juiz e sacerdote no Antigo Testamento, aproximadamente 1070 anos a.C. antecedente de Saúl e Davi. Morreu velho aos 98 anos, cego e obeso. Sua morte foi consequência de um tombo da cadeira, após a notícia que a arca da aliança fora tomada pelos Filisteus durante a batalha.

É interessante notar que havia uma grande preocupação no coração de Eli pela arca que fora levada à batalha como "amuleto" religioso, esperando que com ela pudessem vencer a batalha, não deu outra, e como demais amuletos, nada ajudou. Na mesma batalha as pessoas que conduziam a arca eram os dois filhos de Eli: Hofni e finéias, virtual sucessor de Eli na ocupação de sacerdote do reino de Israel. O pai estava mais preocupado com a arca do que com seus filhos. A norte deles não impactou o coração de Eli, como a tomada da arca da aliança. "...Porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus..." 1 Sm. 4:13, e a Bíblia relata se sua queda e consequente morte foi por causa da notícia da arca, com seus filhos, ao que parece, ele parece não estava preocupado. Que triste! Mas este não fui o único, mas o último erro de Eli.

Os filhos de Eli eram filhos de Belial (diabo), sacerdotes de mau caráter, corruptos, avarentos, gulosos, devassos, promíscuos, rebeldes... Seu pai, quando já velho, os advertia de suas más condutas. Advertência tardia, fraca, vazia. Depois que todo o povo de Israel sabia, Eli tomou "providências". Um pai omisso na correção de seus filhos. Grande erro!

Sacerdote sem discernimento das coisas no mundo espiritual. Certa vez chamou a atenção de uma mulher que chorava e orava amargamente e silenciosamente por um filho. "... Até quando estarás tu embriagada? Aparte de ti o teu vinho...” Acreditava ele que estava embriagada. Ana clamava a Deus por um filho, nada menos que Samuel, grande Sacerdote, profeta e líder.

De erro em erro chegou o limite de tolerância de Deus, que se arrependeu promessa que fez a Eli, mudo de idéia, fez juízo, matou seus filhos, castigou sua casa, seus descendentes e conduziu outro sacerdote, Samuel.

Quantas lições desta passagem! Como educamos nossos filhos biológicos e espirituis? Quantos Elis e seus descendentes existem em nosso meio? Hoje tomo o povo de Cristo é sacerdote do Senhor, inclusive voçê! Quando contemplamos a igreja do Senhor, ficamos tristes, muito tristes. Quanta formalidade, religião, amuletos, maus testemunhos, pecados, escândalos, tolerância, omissão, falta de disciplina...

Quanto à vida de irmão que encontra em situação parecida; cabe a busca à presença do pai, curvar a cabeça, arrepender, confessar, mudar de posição, receber o perdão de Deus enquanto ainda há tempo. Do contrário, receberá o abraço da morte; como o fim trágico dos filhos rebeldes de Eli. Que Deus os abençoem e abra os nossos olhos. Fiquem na Paz.

1 comentários:

  1. LEONARDO BRITO disse...

    O texto caiu muito bem , levando em consideração que estamos próximos ao dia dos pais, esse texto cabe bem como reflexão!!!!! Muito bom PAi, graças a Deus o meu pai foi, é e sempre será um homem de muita sabedoria e discernimento!

Postar um comentário