Ester

Postado por À espera do Pai

No último culto, a mensagem, dirigida pelo Espírito Santo, foi sobre o livro de Ester. Livro maravilhoso que narra uma brilhante história do que aconteceu no império Pesa no ano 483 a.C. Narração de romance, sabedoria, política, intrigas, ódio, amargura, envolvendo quatro personagens: o Rei Assuero, Rainha Ester (judia, nome anterior: Hadassa), Mardoqueu (primo de Ester), oficial judeu que representava seu povo junto ao Rei. E por último Hamã, oficial persa que ocupava a segunda posição no reinado. Pessoa arrogante, racista, orgulhoso, vingativo, traiçoeiro (quanto de Hamã pode existir dentro de nós?)

Assuero no auge do seu reinado festejava suas conquistas, riquezas e glórias com seus oficiais; convida sua esposa a Rainha Vasti, para dançar na presença de seus convidados e leva um fora. Seria vexame se expor para seu esposo e seus convidados já alterados pelo vinho. Isto lhe custou seu título de rainha. Destituída, após conselhos, o Rei convoca um verdadeiro concurso de "Miss Universo" em seu reinado, e Ester vence.

Órfã de pai e mãe, pobre, vivendo em país estranho, como prisioneira de guerra, criada por um primo. Ester possuía todos os ingredientes para ser uma pessoa, amargurada, triste, deprimida, revoltada, murmurante. Quantos de nós por muito menos desistimos de lutar, viver? Mas tinha algo importante em sua vida: conhecia o verdadeiro Deus; Mas o seu Deus havia lhe dado sabedoria, coragem e beleza.

Ester foi um instrumento nas mãos divinas para abençoar toda nação judia, e livrá-los de um extermínio. A pessoa certa, na hora de incertezas. Você também é uma pessoa certa no lugar certo, para expressar o seu criador e suprir almas sofridas nesse mundo conturbado. Mas muitos preferem a sombra do anonimato e nega aquele que salvou do inferno, com uma vida pacata, religiosa, sem testemunho, sem vida.

Hamã induziu o Rei e lançou sorte para escolher o mês e o dia do extermínio dos judeus: dia 13 do mês de Adar (Março), fez também uma forca para por fim ao "tropeço de sua vida", Mardoque. (Cuidado! nunca cava uma sepultura cairá nela, isso aconteceu com Hamã) Ester fica sabendo, intercede junto ao Rei, que concede a ela o seu pedido de livramento de seu povo e, além disso, enforcou Hamã e seus dez filhos; triste coisa é investir contra os inocentes, perseguir vidas que pertencem a Deus.

Os Judeus celebraram o grande livramento, e até hoje comemoram o dia de Purim, feriado nacional. É muito triste e decepcionante ver as imagens nos dias de hoje, judeus hoje celebrando de forma vazia e religiosa este dia importante, fumando, bebendo, dançando e comendo. Como um verdadeiro carnaval judeu. Sem temor ao fundamento que deu origem a este feriado com uma história tão rica.

Você poderia aplicar esta história à sua vida, Qual personagem ou perfil delas que o incomoda? Ester convocou o seu povo e também ela e suas empregadas jejuaram por três dias, oraram muito. Ela planejou uma estratégia, avaliou os riscos e confiou em Deus. Não cruzes os seus braços quando a sua posição é confortável e seus semelhantes correm risco. Pague o preço, lute, interceda, busque, creia em Deus que “A VITÓRIA PERTENCE AOS FILHOS DE DEUS" "SE DEUS É POR NÓS QUEN SERÁ CONTRA NÓS?"



2 comentários:

  1. LEONARDO BRITO disse...

    Vejo nisso tudo a poderosa mão de Deus,mostrando que Ele é o autor da história, se Ele determinou quem o pode dissuadir? Ester quem o diga...

    Muito bom texto, muito bem aplicado e prático!!

  2. CULI ARTEIRA disse...

    Amei esse texto ,mais ainda amo o livro de Ester,quado crescer quero ser como ela,gosto muito de mediter na passagem do jejum e principalmente de pratica-la e vive-la...Se nós nos portarmo como Ester pelo nosso próximo, quanto de mal que existe ao nosso redor cairia por terra? A Paz de Cristo.

Postar um comentário